logo

CREAS de Alto Araguaia oferece atendimento às mulheres vítimas de violência e violação de direitos


Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

3417 Acessos

CREAS de Alto Araguaia oferece atendimento às mulheres vítimas de violência e violação de direitos

Recém inaugurado e o primeiro na história de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) atua no atendimento a pessoas que se encontram em risco social ou que tiveram seus direitos violados. Entre o público alvo deste serviço, o órgão fortalece o atendimento às mulheres vítimas de violência, seja física, verbal, psicológica, entre outras.

O trabalho de acolhimento, orientações e apoio especializado, é realizado por psicólogo, assistente social e orientadora social. “É importante que as mulheres saibam da existência de órgãos e meios de amparo e proteção à sua integridade física e mental. Nós, por meio do Creas, oferecemos este atendimento e em breve os serviços serão ampliados”, menciona a primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado Martins.

Conforme a coordenadora do Creas, Rosiely Alves, além do acolhimento de pessoas vítimas de violência e de violação de direitos, o órgão desenvolve um acompanhamento junto à rede de apoio. O trabalho conta com apoio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

“São articulações para construir uma rede protetiva afim de que as mulheres tenham acesso às políticas públicas para enfrentar a situação a qual estão inseridas. Isso compreende acesso a benefícios sociais, auxílios em situação de vulnerabilidade e serviços de saúde que seja necessário”, explica a coordenadora.

CANAIS DE DENÚNCIA E APOIO – Em Alto Araguaia, denúncias podem ser realizadas em diversos meios. Através do disque 180, na Central de Atendimento a Mulher em Situação de Violência; no Disque 190, em situação de flagrante de violência contra a mulher; no (66) 99680-9744, com a Patrulha Ronda Maria da Pena do município; Disque 197 ou no (66) 3481-1169, na Delegacia de Polícia Civil. Outros canais são por meio do CREAS, no (66) 3481-1006 ou no aplicativo SOS Mulher, disponível no play story.

AGOSTO LILÁS – O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. A ação visa divulgar a Leia Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher. A lei foi sancionada no dia 07 de agosto de 2006 e comemora 15 anos.

Em Alto Araguaia, o CREAS irá desenvolver ações durante o mês para fortalecer a campanha. “Promover ações de orientação reforça que a conscientização é uma das melhores formas para encorajar a sociedade e as próprias vítimas a denunciar os agressores. O nosso propósito é promover a prevenção e dar um basta à violência”, finaliza Priscila Dourado.